Quer manter a saúde em dia? aposte na cúrcuma!

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” admin_label=”Reportagem 2″ admin_toggled=”no”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_6″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”2_3″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” class=”” id=””]

Quer manter a saúde em dia? Aposte na cúrcuma, poderoso anti-inflamatório” :

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é um rizoma parecido com o gengibre, porém com propriedades nutricionais ainda mais elevadas. Um dos alimentos básicos da medicina aiurvédica, com tradição de mais de 6 mil anos, a cúrcuma vem sendo usada há milênios para combater diversos males, desde resfriados e problemas nas vias aéreas, até infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes e anorexia.

Embora de origem asiática, a cúrcuma se adaptou bem no Brasil e pode ser encontrada tanto fresca quanto em pó (ou mesmo em cápsulas, como suplemento alimentar, pois é considerado um alimento funcional). Seja em pó ou fresca, esse rizoma de cor amarelo dourado é uma fonte de curcumina, o que faz dele um poderoso antioxidante, com propriedades anti-inflamatórias importantes, atuando contra o envelhecimento e auxiliando o sistema imunológico. Por isso, também apresenta propriedades anticancerígenas. Estudos recentes mostram que a cúrcuma pode ser de grande ajuda para prevenir doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, justamente por ser fonte de antioxidantes.

A cúrcuma possui ainda propriedades antissépticas e antibacterianas, além de ajudar a equilibrar os níveis de colesterol, combater alergias e auxiliar a digestão. Em geral, é usada como tempero em diversos pratos – até nos doces cai bem. Por causa de sua cor amarelo intenso, também vem sendo usada pela indústria como um corante natural em vários produtos alimentícios.

Mas não confunda: embora o nome popular seja parecido, a cúrcuma (açafrão-da-terra) é diferente do açafrão original, extraído dos pistilos de uma flor. Ele também tem propriedades interessantes para a saúde, mas é um tempero bem mais caro (assunto para próximos posts, prometo). A cúrcuma é barata, pode ser plantada em casa e o pó dura bastante tempo, desde que seja mantido em condições sem umidade, calor e sem exposição excessiva à luz. Na hora da compra, procure certificar-se de que o tempero é puro e não misturado com outros ingredientes nem colorido artificialmente.

USOS CULINÁRIOS

Como disse mais acima, a cúrcuma é empregada normalmente como tempero. Tem um sabor ligeiramente picante e amargo e um aroma que lembra o terroso. Se tiver a raiz fresca, use-a em pedaços ou ralada para condimentar arroz, ensopados, sopas, sucos e vitaminas ou sobremesas. Uma das receitas tradicionais da medicina aiurvédica é o “golden milk”, ou leite dourado. É uma bebida quente preparada com leite vegetal (por exemplo, coco, amêndoas ou castanha-de-caju), uma colher de sobremesa de cúrcuma e uma pitada de pimenta preta moída na hora. A pimenta tem a propriedade de potencializar os efeitos da cúrcuma, além de acelerar o metabolismo. Pode agregar outras especiarias, como canela, gengibre e cardamomo, e adoçar com melado, açúcar mascavo ou o que desejar. Para a medicina aiurvédica, essa bebida preserva as propriedades da cúrcuma e ajuda a melhorar a digestão, combater males do sistema respiratório, atuar como antioxidante e anti-inflamatório, ou seja, melhorar e manter a saúde de maneira geral.

Na cozinha, a cúrcuma também pode ser usada para trazer cor, sabor e aroma a massas, pães, bolos e outros preparos do gênero. Basta uma pequena quantidade para sentir a diferença na coloração – não exagere, senão o sabor tende para o amargo e a preparação pode ficar com um gosto desagradável.

Além disso, a cúrcuma também é um dos componentes do curry, ou caril, indiano, misturada com diversos outros temperos e usado geralmente para aromatizar ensopados de carnes, legumes e grãos. Na sopa de lentilha, a cúrcuma ou o curry ficam deliciosos e ainda ajudam a digestão, evitando a formação de gases. Gosto de usar a cúrcuma em preparos quentes, principalmente arroz e ensopados à base de grãos e vegetais. Com carnes, aves e peixes também fica saborosa (experimente no frango com quiabo, fica excelente!), assim como em receitas com creme de leite e manteiga.

LINK DA REPORTAGEM

https://menudodia.blogosfera.uol.com.br/2019/02/07/quer-manter-a-saude-em-dia-aposte-na-curcuma-poderoso-anti-inflamatorio/

[/fusion_text][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_6″ layout=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” dimension_margin=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Corantec

Subscribe!